Blog

Periodização do Treinamento Físico

Periodização do Treinamento Físico

Periodização do Treinamento Físico

A periodização busca otimizar o processo de distribuição das cargas de treinamento nas suas diversas fases, sempre almejando melhores resultados e redução do risco de lesões.
Programas de treinamento não periodizados podem ser aplicados em iniciantes e com melhoras significativas. Espera-se que indivíduos pouco ativos apresentem melhoras quando submetidos à esforços maiores do que estão habituados. Porém, nestas condições, os programas apresentam abandono precoce por monotonia, estagnação dos resultados e lesões.
A organização das capacidades físicas a serem desenvolvidas durante um programa de exercícios e a distribuição das cagas de treinamento ao longo tempo garantem maior diversidade de estímulos e promovem maior motivação, fatores que contribuem para melhores resultados.
A alternância das cargas e a progressão das mesmas, obedecendo os intervalos de recuperação, tendem a potencializar os efeitos do treinamento e desencadear melhoras de desempenho. Apesar da crescente evolução da intensidade, o risco de lesões apresenta-se menor que nos sistemas não periodizados.
Vale ressaltar que a periodização não é um conceito rígido, devendo ser individualizado conforme as necessidades e compromissos do praticante.

Por Alexander Santos

TOP